sexta-feira, dezembro 29, 2006

Kamakura in one day.

Aproveitando o descanso de fim de ano que vem com as festividades, resolvi visitar Kamakura que foi a capital do Japao na era de mesmo nome e fica a pouco mais de uma hora de trem ao sul de Tokyo.
Antes de tudo, deixo registrada minha indignação quanto aos valores astronômicos das passagens para se viajar pelo Japão. De fato, se não fosse por muita pesquisa e a grande ajuda dos amigos bolsistas mais experientes minhas viagens seriam reduzidas a visitas esporádicas ao centro de Tokyo.
Basicamente há três maneiras de se viajar pelo Japão: por trem, avião ou ônibus.
Tomei a liberdade de excluir carro da lista pois minha habilitação por aqui vale tanto quanto as notas de um real que eu trouxe de lembrança. Bicicleta ou carona seriam opções interessantes se eu tivesse tempo a mais e uns neurônios a menos, respectivamente.
Mas a grande dica, o "bizu quente", é procurar pelos "Free Pass", especialmente quando o local é um ponto turístico importante (outra dica importante são os ônibus noturnos, mas isso fica pra outro tópico).
Como Kamakura fica a uma distancia relativamente curta, é possível ir e voltar no mesmo dia, o que é muito bom pois mesmo os Hostels mais baratos custam por volta de 3300 ienes a noite.
A Japan Rail, carinhosamente chamada JR, oferece um bilhete que vale por dois dias e sai quase o mesmo preço de se pagar cada passagem individual, com a vantagem de se poder utilizar a malha ferroviária da JR o quanto desejar na área perto de Kamakura.
Como meus planos eram de fazer uma visita de um dia esse bilhete seria um desperdício.
Além do livro "Lonely Planet: Japan" que eu comprei a alguns dias, pesquisei também na internet e encontrei dois sites muito bons para planejar viagens: www.wikitravel.org e www.japan-guide.com.
E foi neles que eu encontrei o Free Pass perfeito para um dia em Kamakura ( com uma visita bônus a Enoshima no meio do caminho ).
Varias pessoas do dormitório mostraram interesse em participar do passeio de modo que dia 28 as 7:30 estávamos todos prontos (quase todos, como em todo grupo) na cozinha, terminando de juntar as coisas para partir.
O passe funciona pela linha Odakyu, e pode ser comprado na estação Shinjuku que é o o ponto de partida.

Antes de ir para Kamakura paramos em Enoshima, para visitar a ilha que abriga alguns templos interessantes, um farol e uma multidão de gatos.

Em frente a estação de Enoshima

No meio da ponte que liga a Ilha a cidade, um dragão como guardião.

O portão de entrada para o interior da Ilha, logo depois das inúmeras armadilhas para turist... digo, lojas para turistas.

Uma oração aos deuses.

O templo no coração da ilha.

Um deus Dragão guardando a fonte.

Lavar algumas moedas em suas aguas faz com que se transformem em amuletos de boa sorte. É esperado que parte delas sejam adicionadas ao tesouro particular do dragão (talvez para ele comprar um obentou na loja de conveniência mais próxima ao invés de devorar algum aldeão desafortunado).

Praia, sol, ventos frios de 30 km/h, areia escura... bem, nos não viemos aqui pela praia mesmo. :)

Se escondendo do vento.

Como o tempo estava um pouco apertado, resolvemos ir o mais rápido possível para a estação rumo a Kamakura.

Visitamos alguns templos chegando lá, tendo que pagar para entrar em cada um achei melhor alertar o pessoal para o fato de que já passava muito do meio dia e no inverno começa a escurecer bem cedo.
Decidimos seguir a sugestão do livro que eu comprei e iniciar o trajeto em Kita-Kamakura, percorrendo um trajeto a pé que leva cerca de uma hora e meia.
Essa caminhada, ou Hiking, foi em minha opinião a parte mais legal de todo o passeio.

Ao longo das trilhas tortuosas, encontramos esporadicamente algumas residências que pareciam ter saido de alguma pintura antiga.
E também alguns santuários, ocultos em meio as árvores mas ainda assim muito bem cuidados.

Um dos pontos mais altos da trilha, aproximadamente no meio do caminho.

As ruas dão lugar a vielas, as vielas dão lugar a passagens estreitas que por sua vez dão lugar a trilhas de terra e rochas em meio as árvores.

Alguns degraus para facilitar o caminho (sim, aquilo a esquerda são degraus :).

Uma bela vista da cidade lá em baixo, em um ponto mais "civilizado" do caminho.

E, como não podia faltar; um gato aproveitando os últimos raios de sol, sem dar a mínima atenção aos turistas de plantão.

Estamos quase lá! O tempo estava se esgotando, e o sol já desaparecia por detrás das montanhas.

O que esqueci de comentar é que o nosso objetivo ao percorrer esse caminho todo era chegar ao local de eterna meditação do Grande Buda de Kamakura.
Ele foi construído por volta de 1252 na era Kamakura, mas costumava ficar dentro de um templo até que em 1495 um tsunami varreu a região, destruindo a contrução em volta.

Chegamos em cima da hora, faltava pouco menos de 20 minutos para que se encerrasse a entrada de turistas na área.

De fato uma das atrações, que consiste em visitar o interior da estátua por simbólicos 20 ienes, já não estava disponível. Fiz questão de tirar essa foto das costas do iluminado pois jamais imaginei que ele tivesse janelas.

Na volta já estávamos exaustos, mas contentes... o dia havia sido memorável.
Talvez uma visita de dois dias permitisse que visitássemos mais lugares e com mais calma, mas para aqueles que querem passar um dia fascinante em uma das cidades históricas do Japão sem gastar fortunas no processo; Kamakura é uma ótima escolha.

Aristóteles Nogueira Filho disse...

taí

um buda com janelas, isso ainda falta eu ver!!!