quarta-feira, dezembro 27, 2006

Cadê a minha neve?

Algo que sempre me deixou empolgado ao pensar em ir para um país de alta latitude foi a chance de encontrar uma paisagem coberta de neve.
Como morei no Brasil minha vida toda, e o frio mais severo que havia enfrentado foi no Rio Grande do Sul em uma época que era tão pequeno que já mal me lembro, a coisa mais próxima de neve que já experimentei foi o gelo que se acumula no freezer de casa.
Vindo para o Japão eu pensei: " Há! É agora que eu finalmente vou ter chance de usar aquelas luvas de frio que eu ganhei!"
Há muitos anos, meus pais deram um par de luvas de Ski para meu irmão e outro para mim. Desnecessário dizer que o numero de vezes em que fiz uso das tais luvas foi bem menor do eu gostaria. Não é segredo que eu prefiro frio ao calor, e quando horrorizadas as pessoas me perguntam o por que eu respondo:
"Bem... se esta frio geralmente o que agente faz? Coloca mais roupa. Se esta muito, muito frio, qual a solução? Colocar mais roupa, até o ponto em que há isolamento térmico suficiente para evitar a perda de calor."
" Agora... se esta calor, o que se faz? Tira-se roupa. Troca-se uma calca por uma bermuda, um casaco por uma camisa leve e por ai vai. Mas e se esta muito, muito calor? Tira-se toda a roupa?"
Ou seja, mesmo ignorando os dilemas do socialmente aceitável, existe um limite para o quanto se pode controlar a sensação de calor. Ar condicionado, ventiladores e outras parafernálias tecnológicas não contam pois podem ser usadas tanto em climas frios ou quentes.
Mas voltando o assunto do tópico; embora tenha usado bastante as luvas de frio, e tenha sido obrigado a comprar um cachecol, a temperatura mais baixa que enfrentei por enquanto foi algo em torno de 7 graus célsius.
Desde o inicio fui avisado de que em Tokyo quase não neva. Isso se deve a um sem numero de razões, como o fato de a metrópole em si alterar levemente o clima nas redondezas e também por ficar atrás dos Alpes japoneses de modo que a frente fria vinda do pólo norte não tem muita chance de se desenvolver na região.
Com isso em mente já tenho planejada uma viagem curta até uma cidade mais ao norte, mas relativamente perto de Tokyo, chamada Nikko.
Nikko tem varias estações de Ski de modo que se é neve que eu quero, lá eu devo encontrar... mas não por enquanto.
Por que "não por enquanto"? Aparentemente, um numero considerável de estações de ski ainda não abriram para a temporada de inverno pois não há neve suficiente.
Isso não é um problema para regiões como Hokkaido (a ilha mais ao norte) que tem neve suficiente, e as vezes até demais.
Mas o que me chamou a atenção para o fato foram diversas noticias em vários jornais do mundo. Na folha de São paulo pode-se ler sobre os efeitos do aquecimento global na europa; com estações de esqui cancelando reservas nos Alpes por ausência de neve e bancos negando empréstimos a resorts por medo da falta da mesma.
O monte Kilimanjaro perdendo sua cobertura de gelo em ritmo acelerado, e 2006 sendo registrado como o ano mais quente desde que alguém teve a grande idéia de registrar temperaturas. (US, Espanha).
Sem contar o desastre ecológico resultante, é uma surpresa irônicamente apropriada que os países desenvolvidos, responsáveis pela maior parte das emissões de gás carbônico e pela erosão da camada de ozônio, tenham suas economias negativamente afetadas pelos males que têm causado ao ambiente.
E no meio dessa bagunça toda eu me pergunto; cadê a minha neve?

Nenhum comentário: