terça-feira, dezembro 19, 2006

Cartões de ano novo.

Com a aproximação das festas de fim de ano resolvi pesquisar a respeito do costume Japonês com relação a cartões de natal e de ano novo.
No Japão as festas de ano novo, em especial o dia primeiro ou 正月(shougatsu), são extremamente importantes. Já o natal é muito menos comemorado, sendo mais uma época de celebração entre casais de namorados, tendo pouquíssimo da idéia de reunião em familia que temos no Brasil.
Uma curiosidade a respeito dos cartões de ano novo - chamados 年賀状(nengajou) - é que existe uma data limite até a qual os correios recebem os volumes monumentais de cartas e os "guardam" de modo que sejam todos entregues no dia primeiro de janeiro.
Na foto, um típico nengajo. Com o javali, a criatura do zodíaco chinês referente a 2007.

Não ouso sequer tentar compreender o pesadelo de logística que esse costume de milhões de japoneses deve representar para as agencias de correio, por medo de perder um pouco da lucidez que minha pobre mente ainda tem. Mas li em algum lugar que algo cada vez mais comum é o envio de cartões pela internet, seja por emails ou por algum dos milhares de sites especializados no assunto.
De fato, sempre sorrio ao lembrar o quão privilegiada é essa época em que tenho a sorte de estar visitando um pais do outro lado do mundo por um longo período de tempo.
Tivesse eu vivido cem anos atrás, ou até menos, teria que recorrer a cartas por via marítima para falar com minha familia e amigos.
Agora posso usar um dos muitos programas de tele conferencia para por em dia as novidades com meus pais, bater um papo sem pé nem cabeça com meus amigos, ou ficar até as 4 da madrugada conversando com aquela pessoa que a saudade tem apertado tanto.
Claro que, mesmo com todas as vantagens da internet, receber uma carta de alguém continua sendo especial. :)

Nenhum comentário: