sábado, dezembro 16, 2006

Robôs e templos.

Nessa ultima quinta-feira (quatorze de dezembro) ocorreu na embaixada italiana um Workshop sobre robótica, patrocinado pela embaixada italiana e com suporte tanto da Scuola Superiore Sant'Anna, quanto da universidade de Waseda.
Eu com certeza não poderia perder. :)
O evento começaria as 13 horas, calculei então que saindo direto da aula por volta de meio dia e dez, idealmente eu chegaria na embaixada com uma folga de uns 10 minutos.
Obviamente o mundo não é um lugar ideal... então como medida de segurança resolvi sair cerca de 15 minutos mais cedo.
Cheguei lá em cima da hora... de fato, confiar que tudo vai sair como planejado em geral leva ao desespero, ou ao desastre em casos mais sérios.
Já me auto-congratulando por minha capacidade de planejamento preventivo, descubro que o cuidado que eu tomei também foi tomado pelo pessoal do evento, e no final das contas eu estava adiantado quase meia hora.
Quem me deu a noticia foi Massimiliano, um dos responsaveis pela organização do evento e pesquisador no laboratório RoboCasa em Waseda.

Ele também me sugeriu utilizar o tempo extra e visitar uma Jinja (templo) que havia la por perto. Aproveitei e tirei algumas fotos.

O templo se chama Yasukini Jinja

e a estátua de bronze é de Ōmura Masujirō um estrategista militar na restauração Meiji.

Tive que passar muito rapidamente pelo lugar todo de modo que não pude aprecia-lo tanto quanto gostaria. Talvez eu volte um um outro dia com mais calma.
O workshop foi muito interessante, e com um "pequeno" desafio. A maioria das palestras seriam em Japonês!
Meu japonês esta engatinhando ainda, e com uma carga extra de termos técnicos eu não tinha certeza se sobreviveria para o segundo round ( logo após o coffee break :).
Graças aos céus havia tradução simultanea! Mas como destino raramente da algo de graça, a tradução era em italiano.

Surpreendentemente, fui capaz de entender cerca de 80% do que os italianos estavam dizendo, bem mais do que as partes em japonês.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dica do Dia

http://ichi.dreamblog.jp/


Abraços