terça-feira, outubro 17, 2006

Tokyo Tower!

Eu havia planejado ir visitar a famosa torre de Tóquio nesse fim de semana, mas infelizmente o tempo estava nublado, o que impossibilitaria uma boa vista do alto da torre.
Decidi então adiar a visita para o fim de semana seguinte, e usar minha segunda-feira para por em ordem alguns documentos, devolver livros na biblioteca e tratar de outros assuntos burocraticos.
Falando em burocracia... durante as orientações dos primeiros dias na faculdade, todos nos fizemos o requerimento para a abertura de conta no banco Mizuho aqui em Tóquio. É importante ter uma conta tanto para efetuar pagamentos quanto para receber bolsas (que é o meu caso :). Isso foi por volta do dia 25 de setembro.
Fui receber meu "Pass Book" do banco, contendo meu numero de conta e informações, apenas no dia 13 de outubro!
Até ai tudo bem... afinal, eu só receberei o dinheiro da bolsa no fim desse mês. O que quase me deu um ataque cardíaco foi descobrir, chegando segunda-feira na faculdade, que era a data limite para passar as informações para o departamento de apoio financeiro. Se não o fizesse em tempo eu só receberia o dinheiro da bolsa em novembro!
Provavelmente teria que me mudar para um banco de praça, e caçar corvos como fonte de alimento (Aqui em Tóquio há corvos como em campinas há pombas, e eles são tão grandes que eu poderia convidar um amigo para o banquete :) .
De qualquer maneira, consegui entregar as informações da bolsa, consegui devolver os livros e consegui pegar a minha carteira de extrangeiro (sim, estou esperando por ela há semanas, tive que ir pessoalmente no escritório municipal retira-la e sim, era o ultimo dia para faze-lo).
Quem me conhece sabe como sou metódico com esse tipo de coisa. Para eu quase perder essas datas pode-se imaginar como algumas organizacoes daqui (em alguns aspectos) podem ser ineficientes... apesar de toda a burocracia (ou por causa dela:).
Apesar de tudo, terminei o que precisava fazer antes do meio dia. E como o céu estava completamente azul resolvi aproveitar o resto do dia para visitar a torre de Tóquio como havia planejado para o fim de semana.
Pegando a linha Yamanote, eu desci na estação Hamamatsucho, que fica a uns 15 minutos a pé da torre. Após algumas dificuldades para encontrar o oeste pelo meu parco mapa turístico me coloquei a caminho.

Após alguns minutos pude avistar a torre ao longe.
Esse passeio veio com um bônus; entre a estação e a torre tem um templo budista belíssimo, do qual tirei varias fotos.


Aproveitei a calma do lugar para comer o lanche que eu havia trazido do dormitório, e para tirar mais algumas fotos antes de seguir em frente.











A torre é dividida em três partes:
- o térreo, que tem um minishopping com três andares;
- o observatório principal; que fica quase no meio do caminho entre o chão e os 333 metros da torre (custo:800 Ienes)
- o observatório especial; que se encontra a agradáveis 250 metros do chão de Tóquio. (custo extra: 600 Ienes)
Reza a lenda que em dias de tempo bom é possível enxergar o monte Fuji dos observatórios. Eu estava empolgado para verificar a veracidade do fato mas descobri que "tempo bom" não é apenas "céu sem nuvens" mas também "pouca poluição".
Não pude ver o monte fuji diretamente... apenas por algumas imagens no local, tiradas quando os céus estavam bem limpos.


Esperei então até o por do sol... tanto pela beleza do momento quanto pelo caminho que o sol estava fazendo.
Por que pelo caminho? Bem...por que pelo trajeto que ele estava fazendo no céu, acabaria caindo bem perto do monte Fuji de acordo com os mapas! Então talvez eu pudesse pelo menos ver o contorno do Fuji-san sobre o sol poente... poético não? :) Quase tive sucesso. O sol se pôs a poucos graus de distancia do pico do monte, e todos no observatório assistiram admirados os contornos das elevações menores em torno do Fuji.
Já escurecendo, tirei mais uma foto da torre de Tóquio com suas luzes acesas.

Um comentário:

Aristóteles Nogueira Filho disse...

Falae Klaus!!!

aqui o meu ponto turístico preferido também é a torre!!!
Agora convenhamos, vc está no japão!!! Podia ter um sorrizinho nas fotos!!!

Abraços

ps. e ai? assitindo lost terceira temporada?