terça-feira, outubro 03, 2006

E começam as aulas!

Ontem tive a minha primeira aula em Waseda, o nome da matéria é "International Economics". O programa no qual estou matriculado (SILS - School of International Liberal Studies) disponibiliza todas as matérias em inglês, o que me deixou muito aliviado desde o inicio. :)
Entretanto, em vários momentos durante a aula, e apesar de meus parcos conhecimentos de japonês, eu desejei que o professor falasse em sua língua pátria.
Tive muitas dificuldades de entender o inglês que ele tentava falar. O que me lembra de uma frase de uma das minhas professoras de japonês: "Quando forem falar com um japonês, mesmo com o pouco de japonês que vocês sabem, falem em japones!"
Ela dizia isso pois sabia que a maioria dos japoneses, embora leia e até escreva em inglês, o falam muito mal. Coisa que confirmei pessoalmente.
Já hoje tive duas aulas; de manha tive minhas primeiras aulas de japonês, e a tarde uma outra matéria também do SILS chamada "War and Peace". A ultima parece ser bem interessante, analisando as relações internacionais e motivações por trás das animosidades entre os Estados do mundo.
Com relação ao Japonês, estou um tanto assustado. Na primeira aula já tivemos um teste (o qual eu mal consegui terminar a tempo), e para a aula seguinte teremos outro teste com conteúdo novo passado no fim dessa aula.
Entrei no nível 3 de 6 possíveis níveis para os alunos do SILS ao fazer um teste classificatorio na semana passada. Entretanto, penso seriamente em pedir transferência para o nível 2, cujo conteúdo condiz melhor com uma continuação do curso que fiz na Unicamp.
Alias, penso em cancelar minha matricula em International Economics. Mas antes preciso encontrar outra para colocar em seu lugar.
Ainda não comprei a bendita câmera fotográfica para preencher esse blog com mais do que palavras. Entretanto, já tenho varias fotos em minha maquina a filme apenas esperando serem reveladas. :) Coisa que farei assim que comprar a maquina digital.

Um comentário:

Aristóteles Nogueira Filho disse...

Realmente,
aqui na frança a maioria do pessoal também tem inglês meia boca!
E que coisa é essa, o semestre mal começou vc já quer trancar :P

Abraços!