Entre alunos entusiasmados entregando folhetos de seus eventos, surgem algumas atividades exogenas ao ambiente universitário que buscam aproveitar os ânimos acalorados.
Uma delas foi uma tenda de livros usados, montada de forma improvisada mas estrategicamente bem colocada em um dos portões de entrada da universidade.

Para minha grande surpresa (e angustia; já explico o porque) cada livro custava nada mais, nada menos que 10 ienes.
Agora.
Para aqueles imaginando quanto 10 ienes são em reais, permitam-me ilustrar a situação com um exemplo antes de fornecer a taxa de cambio.
Imaginem uma banana. Sim, uma banana; rica em vitamina A, potássio e etc...
Tirem a casca e o que vocês tem? Um dos commodities mais comercializados do planeta.
Sim, quantidades colossais de dinheiro são movimentadas todos os dias e economias inteiras dependem da exportação e importação de bananas. Mas tudo tudo isso ocorre em grande escala, apenas uma teria o preço no mercado de.. bem.. preço de banana (perdão pelo trocadilho).
Então seria esse o valor aproximado pago por um dos livros?
Não.
Joguem fora a banana... e fiquem com a casca. E o que se faz com casca de banana? Não muito, logo ela não deve valer lá muita coisa.
Bom.. chega de metáforas. Para ser mais preciso 10 ienes equivalem a pouco menos de 20 centavos de acordo com a taxa de cambio de hoje.
Isso mesmo; centenas de livros ao alcance dos meus dedos, por míseros 20 centavos cada, e todos...em Japonês.
Quem me conhece deve conseguir imaginar o meu desespero nessa situação.
Um texto em alemão por exemplo eu poderia ler, a passos de tartaruga, utilizando um dicionário.
Mas em japones! Em japonês a coisa toda esta em kanjis... e se você não sabe os kanjis não tem conversa meu amigo.
Achar cada um dos kanjis em um dicionário, mesmo eletrônico, levaria mais tempo do que alguns físicos prevêem que o universo vai durar.
As senhoras perceberam a meu desapontamento e, mesmo não tendo comprado nada, elas me deram um dos presentes da tenda. Um vale de 100 ienes para comprar coisas nas Lojas de conveniência mais próxima.

Bom, fica para a próxima... talvez com mais alguns anos de estudos. :)