quarta-feira, março 14, 2007

De Himeji a Hiroshima

Após visitar Kyoto, Osaka e Nara dei um pulo em Himeji para conhecer o castelo que, dentre os vários que visitei por aqui, é o melhor de todos com larga vantagem.
A maioria dos outros castelos, como o de Osaka por exemplo, foram completamente reformado de modo que pouco restou de original.
Em geral, o interior é transformado em um museu com várias apresentações, vídeos e maquetes. O que é muito interessante, mas que em nada lembra como o castelo realmente costumava ser.
Com o Castelo de Himeji não foi assim. Por dentro ele é todo como na época em que foi construído. Todas as estruturas de madeira, desde os pilares até as difíceis escadas da torre principal passam a sensação de que pouco do espírito do local foi distorcido pelo tempo. As muralhas de rocha sólida e as ameias cercando o terreno dão a certeza de que mesmo hoje um ataque ao castelo seria uma empreitada difícil.

Chegando à estação, coloquei minha mala em um locker e parti rumo ao castelo.



Não tem muito o que errar... a torre principal pode ser vista de muito longe, e ligando o ponto turístico à estação há uma avenida larga em linha reta que dispensa o uso de mapas.

A entrada custou 600 ienes, e creio que haja guias tanto em japonês quanto em inglês. Eu preferi passear por conta própria.





Pelas fotos pode-se ver como o interior foi preservado.



Os inúmeros buracos ao longo das paredes serviam para jogar coisas em possíveis atacantes que por ventura tivessem a péssima ideia de subir a colina e escalar as paredes externas.

More of the Castle can be seen at this album:

12-2-2007


Logo depois voltei para a estação de Himeji, e por volta das 2 da tarde peguei o trem local em direção a Hiroshima.
A viagem levou pouco mais de 4 horas e tive que trocar algumas vezes de trem. Mas esse é o preço por optar pelo mais barato.
O passeio de trem até que foi tranquilo; com musica e alguns livros o tempo passa rapido. :)

Cheguei em Hiroshima pouco antes das sete...



...e parti imediatamente para o Youth hostel no qual havia feito reserva no dia anterior. (coisa que só se pode fazer quando fora de temporada :)
Como eu estava exausto pelo dia corrido, tomei um banho e fui direto pra cama.



No próximo post eu falo mais sobre o Hostel, Hiroshima, Miajima e minha volta para Tokyo.

2 comentários:

Claus disse...

Fala Klaus!!

Cultura inutil: de fato, existem buracos no castelo de himeji para se jogar coisas no pessoal subindo o muro, mas no caso especifico do buraco que voce fotografou, aquele na verdade eh para se usar arcabuzes!!! (shuu, espingardas antiquadas inventadas pelos portugueses e trazidas ao japao em 1600).

Buracos largos no chao - Jogar pedra.
Buracos quadrados, pequenos nas paredes - Arcabuzes
Buracos alongados, nas paredes - arcos.

Abracao!

Claus disse...

Adendo:

Na foto eh dificil de ver, mas tem tambem o buraco de jogar pedra: Eh so ver a macaneta no em cima do cartaz. Se voce abre ela, tem um dos buracos largos que eu mencionei no comentario anterior.