sábado, março 31, 2007

Em poucas palavras.

Ultimamente notei que estou com uma certa dificuldade em lembrar alguns termos em português. As conversas em português são tão raras que já começo a achar mais fácil pensar determinadas coisas em inglês ou mesmo em japonês.
Para ser sincero, tenho usado muito mais inglês no dia a dia. A maioria aqui no dormitório se comunica em inglês na maior parte do tempo, o que faz com que as únicas oportunidades de praticar o japonês sejam quando eu saio (o que não acontece muito) ou durante as aulas. Dai já se pode medir o estrago que essas ferias prolongadas fizeram no meu aprendizado.

Recentemente chegaram novos estudantes aqui no dormitório. Imaginei que a turma seria tão heterogênea quanto a que veio comigo em Setembro do ano passado, mas me enganei. São cerca de vinte novos estudantes e exceto por um alemão são todos daqui de perto, com uma maioria esmagadora de chineses. O que vem a ser uma boa oportunidade para treinar o meu japonês, visto que a maioria deles fala muito mais em japonês do que em inglês.
Por outro lado, sinto que não haja estudantes de outras partes do mundo também. E' sempre divertido tentar aprender algumas palavras em hindi, outras em árabe, ou em momentos de selvagem inconseqüência tentar frases inteiras em Italiano.
Não que essas pequenas incursões lingüísticas me permitam expressar algo que faça realmente algum sentido...vale mais pela brincadeira.

Aliás, o número de línguas que alguém fala é sempre algo digno de nota. Falar duas ou três línguas causa burburinhos de admiração, enquanto que ser fluente em mais de 4 eh algo equivalente a ter super-poderes.
Imagino Superman em umas das muitas auto-apresentações que temos que fazer aqui no Japão:
"Hajimemashite! Meu nome é Kal-el, venho de Krypton... meus hobbies são apostar corrida com locomotivas e saltar por sobre os prédios mais altos, embora voar sobre eles seja bem mais fácil..."
Murmúrios moderados de aprovação por toda a platéia, ao que o homem-de-aço finaliza:
"... e sou fluente em chinês, inglês, alemão, swahili, francês, japonês e 'arranho' um pouco de Venusiano."
A platéia vai ao delírio.

Nenhum comentário: