domingo, fevereiro 18, 2007

Kyoto

No dia seguinte resolvi visitar Kyoto, que de acordo com a previsão do tempo estaria com céu claro durante todo o dia e apenas parcialmente nublado a noite.
Dessa vez pelo menos a previsão do tempo não me decepcionou, o dia estava realmente perfeito para um passeio.
A dica quente para Kyoto é o passe de um dia (City Bus All-day Pass Adult:¥500/Child:¥250), que vem com o mapa abaixo indicando todos os pontos e linhas de ônibus que podem ser utilizados. Bem como varias informações mais diretas sobre os pontos turísticos.




Notar que Kyoto tem suas ruas organizadas como que em uma grade, o que torna navegar pela cidade algo bem facil.

O passe funciona apenas para o sistema de ônibus. O que foi até bom, pois é mais fácil apreciar a paisagem quando não se esta a 10 metros de baixo da terra num túnel de metro.

Minha primeira parada foi Nijo Castle,




O castelo foi construído por ordem de Tokugawa Ieyasu em torno de 1601. Um dos pontos mais interessantes dele são os seus corredores.
As largas tábuas de madeira antiga foram construídas de forma tal que cada passo sobre elas gera uma serie de ruídos que lembram o canto de pássaros, dando a esses corredores o nome de: "Nightingale floors".
O barulho funciona como um dispositivo de segurança contra invasores ou assassinos silenciosos.
O lugar também tem belos jardins, e é possível tomar aulas de cerimônia do chá pagando cerca de 500 ienes extras.




Minha segunda visita foi a Ginkakuji. Não confundir com Kinkakuji, que é o famoso pavilhão dourado.







Pode-se verificar a estrutura principal ao fundo. Aparentemente a intenção era seguir a idéia do Kinkakuji, e cobrir a estrutura com prata ao invés de ouro.
De qualquer modo, o local possui belos jardins e uma ótima vista.




Mas o ponto forte do passeio em minha opinião foi a caminhada de ginkakuji até Nanzenji Temple. A caminhada passa pelo conhecido "caminho do filosofo", e imagino que seja ainda mais agradável por volta de abril com as cerejeiras em flor.




O caminho segue um curso d'agua por cima do qual pequenas pontes surgem esporadicamente dando acesso a templos, pequenos restaurantes e também algumas casas.

No final do caminho fica Nanzen-ji, com diversos pontos interessantes.



No fundo da foto pode-se ver o gigantesco portão de entrada.

Subindo pela direita, chega-se ao aqueduto, que embora destoe do resto do templo, é uma visita que não se pode deixar de fazer.



Agora, um lugar que muitos deixam passar por ser meio que escondido: passando por baixo do arco do aqueduto, seguindo por sua lateral ( até o ponto em que é possível ver o aqueduto por cima) até encontrar uma entrada meio que a direita em direção a montanha.
Subindo alguns minutos encontra-se Oku-no-in:




Atrás dele fica uma pequenina cachoeira (mais um fio d'agua), além da qual fica uma entrada para uma serie de trilhas pela floresta. Infelizmente eu não tinha tempo suficiente para seguir adiante, então voltei e me dirigi a Kiyomizu-dera.

A visita a Kiyomizu-dera também valeu bem. Estava um pouco cheio, com vários extrangeiros inclusive, mas a vista de Kyoto lá de cima é ótima.




Entrada de Kiyomizu-dera


Vista de Kyoto
Minha ultima visita do dia foi a Fushimi-inari taisha , com seus milhares de torii vermelhos que serpenteiam montanha acima na forma de túneis.



Na foto o começo do trajeto.



O lugar é bem longe de todos os outros, ficando bem ao sul da cidade. O caminho completo leva mais de 2 horas de modo que só tive tempo de passar pelos torii do começo. Mas é definitivamente uma visita importante.

Como já estava escurecendo e uma chuva fina começava a cair, resolvi voltar para a estação de Kyoto, que é ainda mais impressionante que a de Shinjuku.




Não tive tempo devisitar Kinkaku-ji nesse dia, voltei no dia seguinte com o Fábio e aproveitamos para visitar Nara. Vou colocar as fotos no tópico seguinte. :)

O álbum completo com todas as fotos que tirei no dia estão no link a seguir.

Complete album:

3 comentários:

Aristóteles Nogueira Filho disse...

Klaus,

estou sentindo q vc ainda não está colocando em prática um dos grandes traços da cultura japonesa, as fotos fazendo o "V da vitória" com os dedos!!!

abraços!

Marilia Melo disse...

Oi Klaus!

Pode continuar sua viagem q eu to adorando hehe

mas me diz uma coisa. As informacoes turisticas, vc recebe em panfletos lah ou vc pesquisou tudo antes?

Beijos

Klaus disse...

Eu montei um roteiro antes, usando o Lonely Planet e o Wikitravel.
No caso de Kyoto, aquele primeiro mapa que vem com o bilhete para um dia tem varias informacoes no verso.

:)