quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Sobre ônibus noturnos.

Como eu havia prometido vou falar um pouco sobre os ônibus noturnos.
Mas antes preciso colocar uma foto de um dos templos de Nikko que eu acabei esquecendo de incluir no post anterior.



Não poderia deixar os famosos e sábios macaquinhos ( "não vejo, não ouço e não falo nenhum mal") de fora do relato. :)

Voltando ao tópico; tive uma boa experiência com os ônibus noturnos no Japão em minha recente visita à região de Kansai.
Escolhi o ônibus noturno ao invés do Shinkansen pela enorme diferença de preço entre os dois; sendo o primeiro consideravelmente mais barato enquanto que o segundo ganha pela rapidez.
Mas mesmo essa vantagem de velocidade poderia ser ignorada, pensava eu, pois passaria a maior parte da longa viagem em meus próprios sonhos e não em uma apertada poltrona de trem.
O plano talvez desse certo se não fossem por 3 fatores:
1- A apertada poltrona do Onibus.
2- O barulho do motor e o balançar da carroceria.
3- As constantes pausas durante a viagem.

Na viagem de ida para Kansai eu tive a sorte de não ter ninguém na poltrona ao meu lado, de modo que não tive tantos problemas nesse ponto.
O barulho e o balançar foram coisas que atrapalharam bastante. É um tanto difícil pegar no sono quando se esta dentro de um híbrido entre uma britadeira e uma máquina de lavar roupas.
Ok... não era tão mal assim. Mas a situação me pegou de surpresa, o que me fez comprar um tapa-ouvidos para a viagem de volta.

A viagem até Osaka durou cerca de 7 horas. Uma hora a menos do que havia lido na página da empresa. O ônibus deve ter parado cerca de 3 vezes em todo o trajeto para que os passageiros esticassem as pernas, fossem ao banheiro ou lançassem algumas moedas nas "Vending Machines" mais próximas.
O ponto é que um vai-e-vem constante no corredor do ônibus, bem como o frequente acender e apagar de luzes, não compõem o ambiente mais propício para desenvolver o sono até o estágio REM.

Mas no final tudo deu certo, e creio que possa fornecer algumas dicas para os interessados em viajar de ônibus noturno:

1-Compre pela internet:
Por alguma razão obscura comprar pela Internet sai mais barato do que pela loja. A empresa com a qual eu fui para Osaka chama-se BusDe-Tabi. Fiz a compra no site, imprimi o boleto e paguei na Loja de Conveniências que havia escolhido.

2-Não confie muito nos horários. Chegue pelo menos meia hora antes.
Mesmo sendo no Japão, os horários dos ônibus estão longe de serem tão precisos quanto os dos trems e metrôs.
Meu ônibus para Osaka atrasou vários minutos na saída e chegou uma hora antes. No site da empresa que usei para voltar para Tokyo o onibus deveria sair as oito da noite, os motoristas achavam que era as sete e meia e no final das contas a partida aconteceu as oito e quinze.

3-Leve algo para se cobrir.
Algo para se cobrir durante a viagem é uma boa ideia se for inverno e duplamente importante se você pegar a poltrona da janela.
Isso por que o ar preso entre a cortina e o vidro perde calor para o exterior mais frio. Mais pesado pelo aumento de densidade esse ar congelante abre caminho pelas frestas do tecido e vem repousar sobre toda a lateral do corpo que, se estiver descoberta, pode se tornar um fardo pesado para a outra metade carregar no fim da viagem.

4-Leve as informações impressas.
Facilita muito na hora de se perguntar onde fica o tal lugar de encontro e em se obter informações a respeito da viagem.

Provavelmente há mais coisas, mas no momento isso é tudo o que me vem a mente. Se me recordar de algo importante tomarei a liberdade de editar esse tópico no futuro para que a informação fique em um só local.

Talvez seja uma boa ideia levar algo para ler. Como resolvi aproveitar o embalo e visitar Hiroshima, minha viagem de volta para Tokyo levou cerca de 12 horas. Embora não pudesse ler nada enquanto o ônibus estava em movimento ( e nem dormir direito, diga-se de passagem), os 15 minutos de pausa durante as paradas são uma boa oportunidade para se ler algo leve.

Tenho muitas fotos da viagem para postar aqui. Assim que terminar de coloca-las na Internet eu as trarei para cá.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bravo Klaus! Otimo post.

Adicionando informacoes relacionadas: Este ano comemora-se os 30 anos do "18kippu" - entao o preco do bilhete foi reduzido para 8.000 ienes.

O 18kippu, se voce nao sabe, eh um bilhete especial que lhe permite viajar 5 dias de "norihodai" - ou seja, subir quantas vezes quiser em qq trem da JR (exceto os trens que precisa pagar separado - p.ex, shinkansen).

Eh a forma mais barata de se viajar longas distancias, especialmente com esse desconto - mas certamente a mais cansativa.

Se voce ficar no japao ate o fim de marco, experimente essa alternativa!