sábado, novembro 25, 2006

Concert, TakaoSan and Scottish Café

Essa semana foi bem produtiva. :)

A começar por quarta-feira, dia 22 de Novembro, tive a oportunidade de visitar Tokyo Opera City e assistir a um Concerto de musica clássica no Opera City Hall em Shinjuku.
As musicas foram muito bem escolhidas, para minha sorte; obras de Debussy e Beethoven ( incluindo a famosa 5a sinfonia :).
Pude ir ao concerto pois ganhei um convite grátis pela universidade de Waseda, por ser um dos estudantes internacionais. É comum aparecerem oportunidades desse tipo, muitos alunos se inscrevem,e no final ocorre algum tipo de sorteio quando o numero de alunos excede o de vagas.
Nesse caso eu ganhei um dos bilhetes sorteados... o que foi muito bom, não só pelo ótimo programa como também pela considerável economia de 29.000 Ienes. (sim... cerca de 550 reais)
Acostumado a pagar 10 reais para assistir as apresentações da sinfônica de Campinas - pagando meia com carteira de estudante - foi um choque quando descobri o preço da entrada.

O local é fantástico, a acústica é impressionante e os preços exorbitantes.

A decoração de todo prédio já esta natalina, incluindo diversas arvores de natal espalhadas por todos os cantos.


No dia seguinte foi a tão esperada excursão ao Monte Takao.
Como moro a uma hora de Waseda sai bem cedo do dormitório para chegar lah as 7:50, horario combinado.
A viagem durou cerca de uma hora e meia e houve tempo para a tradicional auto apresentação por parte de todos os participantes.

Alias... uma dica para estar sempre preparado para atividades em grupo no Japão, sejam elas quais forem, é decorar um pequeno texto contendo seu nome, idade, curso, pais de origem e algum hobbie...
Só na minha primeira semana eu devo ter feito umas dez auto apresentações.
Aparentemente é algo tão comum e tradicional quanto beber chá, ou falar sobre o clima em cartas...

De qualquer maneira, assim que chegamos a base do monte, começamos a caminhada. O termo que eles usam é do inglês "Hiking", mas sempre tive em minha mente a idéia de hiking como o que pode ser visto no link que passei. Subir o monte Takao foi mais uma caminhada (bem íngreme claro) por um caminho todo pavimentado e bem cuidado.

Estava bem frio, e não havia sol para esquentar pois o dia foi nublado. Mas mesmo assim a experiencia foi otima e as paisagens, especialmente com a folhagem de outono, estavam especialmente bonitas.

Em uma das fotos pode-se ver uma escada de pedras, sem acesso direto, aparentemente esquecida pelo tempo e pelos turistas.
Essa é uma das coisas que me motivam a visitar lugares sozinho... como eu estava em grupo, e não podíamos nos separar, não tive a oportunidade de descobrir o que havia além daquelas escadas.

Chegando no topo, tirei mais algumas fotos...
estava bem lotado, afinal dia 23 é feriado e o Monte Takao parece ser um ponto muito visitado tanto por extrangeiros quanto por japoneses.
Na volta paramos em um restaurante no qual nos foram servidos chá a vontade e alguns pratos típicos japoneses (tudo incluso no preço da excursão).
A descida final fizemos pelo bonde a cabo, que desce diretamente até o ponto em que havíamos começado a jornada.


Antes de voltarmos para Waseda havia ainda mais uma atividade; visitar uma das fabricas da Suntory.

A Suntory é uma grande produtora japonesa de... cerveja.
yack.. :P
Bem... eu não bebo álcool, e mesmo se bebesse com certeza não beberia cerveja (talvez um bom vinho tinto :).

Então foi mais a título de curiosidade linguistica que me esforcei para entender as explicações em japonês sobre a superioridade do método de produção da cerveja Suntory, como o seu sabor é isso, e sua textura é aquilo.
No final todos os maiores de 20 anos puderam beber quanta cerveja quisessem...
aos menores de 20 foram servidos sucos e refrigerantes a vontade. A foto mostra de qual grupo fiz parte. :)




Na volta pra casa, todos muito cansados, dormimos boa parte do caminho. Houve algumas tentativas, afortunadamente infrutíferas, de improvisar um karaoke no ônibus usando o sistema de microfone mas poucos minutos depois estávamos em casa.

Sexta-feira: Toda sexta há algum evento interessante ocorrendo no ICC logo após as aulas (que é o centro de atividades internacionais em Waseda). Essa semana o tema foi a Escócia.
Assisti a algumas palestras sobre a Escócia e sobre suas universidades...boas conversas acompanhadas de um ótimo café com biscoitos por conta da casa.
Estranho que tão poucas pessoas comparecam... não que eu ache ruim. :)
O evento principal consistiu em algumas aulas de danças típicas da Escócia
(nao... eu nao estou ali no meio. :)

e uma apresentação da muito bem conhecida (e algumas vezes temida) gaita-de-fole escocesa.

Gravei em vídeo um pedaço ínfimo da apresentação utilizando minha câmera digital...







infelizmente ela só é capaz de guardar cerca de um minuto de vídeo em media qualidade.
Eu definitivamente preciso comprar um cartão de memória pra ela...
Aqui vão algumas fotos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Falae Klaus!!!

realmente a sua vida está bem movimentada por aí!!! e o estudo? existe, ou só eu e o tulio que caimos na pegadinha????

Abraços!